Várias modalidades, um só objetivo!

Lema da 33ª Seixalíada

A Comissão Organizadora da Seixalíada, escolhe anualmente um lema que não só apadrinha essa edição da Seixalíada, como serve de mote para a elaboração da campanha gráfica e realização de um conjunto de ações que visam precisamente enquadrar essa matéria. Sempre que possível, o lema está associado à temática global lançada e que este ano proclama o Ano Internacional do Entendimento Global!

Nesse sentido e cientes de que o desporto tem um papel fundamental na construção da paz e de sociedades inclusivas, esta é uma oportunidade para defender os valores de partilha, respeito mútuo e autoaperfeiçoamento que encarnam o espírito do desporto.

“O desporto traz-nos valores positivos e torna possível promover uma cultura de diálogo através das fronteiras – a história do desporto demonstrou o seu poder para quebrar preconceitos, para pavimentar o caminho e promover movimentos, esforçando-se para alcançar os direitos e a dignidade dos indivíduos, dando-lhes uma audiência global.

O desporto é um poderoso veículo para a inclusão social, a igualdade de género e a capacitação de jovens, com benefícios que são sentidos muito além dos estádios. Com efeito, os valores adquiridos no e através do desporto – como o desportivismo e o espírito de equipa – são de valor inestimáveis para toda a sociedade.”*

Tal como as várias sociedades deverão procurar nas suas diferenças um entendimento global, na forma como os povos se relacionam entre si e de eles próprios com o planeta, também no desporto e mais especificamente na Seixalíada, vários agentes, várias ideias, várias modalidades, deverão trabalhar sob um objetivo comum, a promoção do desporto enquanto fonte de renovação e vitalidade para as sociedades e gerações futuras.

Várias modalidades, Um só objetivo é a proposta da 33ª Seixalíada!

Junte-se a nós.

*Diretora Geral da Unesco – Irina Bokova .