Deficientes brilham no Seixal

Desporto para todos!

O calendário da 28.ª Seixalíada reservou um lugar privilegiado ao desporto adaptado, na sequência do acarinhamento que a Câmara Municipal tem consagrado à população portadora de deficiência.

Damos conta de três iniciativas levadas a efeito recentemente e que se saldaram por um êxito inequívoco. Referimo-nos ao V Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, ao II Festival de Ciclismo Adaptado e ao V Fórum da Seixalíada.

O Torneio de Basquetebol, realizado no dia 24 de Setembro, reuniu 37 participantes e foi ganho pela APD de Lisboa, seguindo-se-lhe a ASCD “Os Trovões” e a Associação “Parasport”. A Associação Social Cultural e Desportiva “Os Trovões” – que tem fim a integração e socialização de cidadãos com deficiência física e outros – demonstrou competência na organização da prova.

Quanto ao II Festival de Ciclismo adaptado, que decorreu no dia 26 do mês passado, para atletas com deficiência motora ou visual, as coisas não correram tão a contento, sobretudo, devido a desistência à última da hora de vários inscritos. Na origem deste contratempo terá estado a grande dificuldade que representa a organização de uma competição desta natureza.

O Fórum da Seixalíada, no dia 30 do mesmo mês, ocupou-se do “Desporto - Populações Especiais” e nele estiveram representadas 34 instituições. A organização esteve a cabo da Associação de Desporto Para a Deficiência Motora (ANDDEMOT) e a Associação Portuguesa de Deficientes do Seixal (APD), as quais integram o Grupo Organizador de Desporto Adaptado, em boa parceria com a Associação de Colectividades do Concelho do Seixal, a Câmara Municipal e a Comissão Organizadora da 28.ª Seixalíada. Poderá parecer confuso…mas funciona.

O Fórum destacou o valor do desporto para a população com deficiência, já que impulsiona a inclusão social e eleva a qualidade de vida, robustece a condição física e as faculdades psicomotoras, melhora as capacidades cognitivas e favorece a comunicação interpessoal. E estas são apenas algumas das razões para que os portadores de deficiência se entreguem à prática regular do desporto, conselho que se estende, aliás, à totalidade dos cidadãos.

Basquetebol em Cadeira-de-Rodas

Fórum