Apresentação

A Seixalíada é, sem dúvida um dos pontos altos do calendário desportivo e social do Concelho do Seixal, assumindo-se como a grande festa do desporto popular. Esta iniciativa é o evento mais emblemático do desporto para todos no País e um exemplo do trabalho conjunto entre o Movimento Associativo e as Autarquias na área desportiva.

Lançada em 1982, a Seixalíada tem-se vindo a afirmar como um poderoso factor de desenvolvimento desportivo integrado no Concelho do Seixal. Ao longo das suas 32 edições, tem vindo a crescer, enriquecendo-se com novas modalidades e impulsionando a rentabilização de novos espaços desportivos, testando calendários e figurinos, contribuindo decisivamente para a mobilização e motivação dos munícipes para a prática desportiva.

Deste modo, a Seixalíada, coroar da evolução desportiva e da prática regular de exercício físico, apresenta-se como o grande motor do desenvolvimento desportivo do Concelho.

 

Objectivos

. Movimentar o maior número possível de atletas federados e não federados de todos os escalões etários;

. Sensibilizar a generalidade da população para os benefícios da prática regular do desporto;

. Consolidar e aprofundar os laços de cooperação entre as autarquias do Concelho, colectividades, as escolas e todos os outros agentes desportivos;

. Testar a capacidade técnica e o poder de iniciativa das colectividades, responsabilizando-as pela organização de provas e torneios de modalidades para que estão vocacionadas;

. Valorizar os ideais da ética desportiva;

. Optimizar a utilização das instalações e áreas desportivas existentes no município;

. Elevar e fortalecer a saúde e qualidade de vida dos cidadãos;

. Promover o Movimento Associativo e a Comunidade Escolar;

. Reforçar a integração social de todos os cidadãos que habitam o Concelho;

. Fortalecer o espírito de pertença a uma comunidade.